Publicidade Enganosa

Como todo cidadão moderno, faço parte de uma sociedade consumista que nos conduz à uma sensação de bem estar através de quanto podemos adquirir. O problema é que no meu caso, assim como grande parte das pessoas que sabem discernir o quanto gastar, as campanhas de publicidade apelam para as mais variadas formas de atacar esta coerência capitalista. Uma destas formas é a publicidade enganosa, onde o produto não possui todas as qualidades demonstradas, mas ele é retratado de tal forma que nos é passado esta impressão sobre ele.

Logo abaixo cito alguns exemplos para demonstrar este fato, pelo menos sob minha ótica:


Expectativa
mc donald





Realidade
verdadeiro mc donald


Expectativa(Playstation 3)
playstation 3


Realidade (Polystation 3)

polystation 3
Polystation 3



Expectativa:
biscoito ilustrativo

Realidade:
biscoito real



10 comentários

Polystation é o melhor console já criado!

Parabéns amigo, seu blog é muito bom... Continue assim e terá muito sucesso.

Ele foi sarcástico...

Concordo discordando meu amigo. Como consumidor também não curto comprar um sanduíche e não receber um igual ao da imagem, ou um biscoito... mas como publicitário eu te pergunto, se a imagem do anúncio fosse exatamente como o produto que você recebe ainda assim você compraria? DUVIDO camarada! A publicidade que demonstrou no post não é enganosa, a empresa fornece o produto pelo qual pagou, mesmo que não tenho o mesmo "glamour" da produção. Em relação ao PS3 nem se considera publicidade, pois se trata de uma cópia. Publicidade enganosa é quando o consumidor recebe algo diferente e normalmente inferior ou nenhum ao anunciado. Que tal uma pesquisada antes de postar?

Wagner, não quero que a imagem seja igual ao produto, QUERO QUE O PRODUTO SEJA IGUAL À IMAGEM!
Obrigado pela tua opinião de publicitário mas a minha como cliente é de que os sanduíches apresentados são completamente diferentes!
E como não são iguais, assim como você disse, "Publicidade enganosa é quando o consumidor recebe algo diferente".

Em relação ao ps3 é mais um golpe pelo os qual os pais passam ao comprar um video game para os filhos. Geralmente em camelodromos.

Os exemplos citados acima nao se referem A propaganda enganosa. O codigo do consumidor permite o ''dolus bonus'', ou seja, permite um incremento, um detalhe que enalteca o produto aos olhos do consumidor, o que n eh permitido eh ''dolus malus'', este sim possui o objetivo de desvirtuar a propria essencia do produto, omitir ou acrescentar informacoes que impliquem diretamente na funcionalidade do mesmo.


Emoticon Emoticon