Sofismo na Internet



so.fis.ma
sm (gr sóphisma) 1 Lóg Raciocínio capcioso, feito com intenção de enganar. 2 Argumento ou raciocínio falso, com alguma aparência de verdade. 3 pop Dolo, engano, logro.

In.ter.net
sf (inter+ingl net, rede) Inform Rede remota internacional de ampla área geográfica, que proporciona transferência de arquivos e dados, juntamente com funções de correio eletrônico para milhões de usuários ao redor do mundo.

sofisma + internet = jerk

jerk = substantivo do ingles:
idiota
idiot, fool, jerk, moron, sucker, imbecile

A internet tem sido uma dicotomia que só! Da mesma forma que provê ferramentas para discussão e compartilhamento de conhecimento(este blog por exemplo, cof cof...), também é uma válvula de escape das mentes represadas de pensamentos ultrajantes à nossa inteligência.
E o meio para este batalhão de pseudo-catedráticos tentar demonstrar veracidade é o sofismo, ou seja, relevar inúmeros fatores que contradizem o que falam, para tentar empurrar uma falsa verdade(ou parcial) em nós. Quem é semanticamente distraído pode até cair nessa, mas há momentos que dá arrepio a ousadia de certos indivíduos.

Vamos aos exemplos, e conclua por si mesmo(a)...


  • "A  Igreja católica nunca perseguiu ninguém". Inquisição, ferramentas de tortura medievais, troca de favores com a monarquia entre outros nunca existiram. Kakakaka sério, este cara abaixo tenta nos convencer disto, mas ele acaba mesmo é pagando um belo mico.

  • "Os exemplos citados acima nao se referem A propaganda enganosa". Foi o que disse um anônimo no meu post sobre publicidades enganosas, onde eu mostro uma foto da publicidade e da foto real de um hambúrguer do McDonalds. Segundo a pessoa, existem duas formas de enganar o consumidor, uma é ruim e a outra é boa.... ahhh vá!!! Confira no link abaixo o post e os comentários.

  • "O holocausto judeu não existiu". Sério, volta e meia eu me deparo com algum sacripanta afirmando um troço desses. Uma forma elegante de camuflar ideários reacionários ou então querer aparecer mesmo. Tudo isso endossado pelo porta voz deste absurdo: Ahmadinejad. Veja na reportagem abaixo.

  • "O criacionismo é racional". Sem comentários. Na reportagem abaixo um "professor" de biologia adventista de sétimo dia afirma que a ciência na tem dado mais embasamento e evidências ao criacionismo do que ao evolucionismo. É daí pra pior, cada afirmação pior que a outra.
Reportagem:

Post em que eu já abordei este assunto:

3 comentários

Uma entrevista com o presidente do Irã e ele explicando seu ponto de vista.

http://www.youtube.com/watch?v=exltzI4v_qY

A entrevista completa:

http://socialismonacional.spaceblog.com.br/820499/O-HOLOCAUSTO-E-UMA-GRANDE-MENTIRA-DIZ-AHMADINEJAD/

Seria interessante para todos que dessem uma olhada na entrevista completa para conhecer um pouco o lado do Irã. Pois todas notícias que chegam a nós sobre eles são bastante manipuladas.


Emoticon Emoticon