Decisões Judiciais Mirabolantes




Antes de mais nada, veja esta notícia do tecmundo sobre a decisão judiciária bloqueando o WhatsUp por 48 horas.


Pronto? Agora aqui neste blog, como não temos pretensão nenhuma de agradar A ou B, eu posso falar sem pestanejar, SÃO AS OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL SIM QUE ESTÃO POR DETRÁS DISSO. Uber, whats up, facebook... até quando pessoas que entendem tudo de leis e nada de informática vão querer decidir por nós usuário o que é certo, o que é errado, quando e como utilizar serviços digitais. O problema é, caro amigo leitor, que leis são trechos de textos cuja aplicação é passível de interpretação e quem tem mais recursos para pagar uma penca de advogados é quem tem a razão jurídica. Mas a justiça não é cega? Cego é você que acha que atrás de uma decisão absurda dessas não há pessoas maquinando embargos para favorecerem o que lhes é conveniente.

Até quando precisaremos abrir mão do avanço tecnológico pelo benefício mesquinho de grandes corporações? Aqui no blog já falei sobre lâmpadas, propaganda enganosa, etc... Mas nada me deixa mais perplexo que um jurista tome uma decisão que afeta o país inteiro manter tudo em sigilo. FALA LOGO QUE ELE ACEITOU TAL PROPOSTA DAS OPERADORAS. Se ele teve competência para efetuar tal decisão, que tenha também para deixar tudo claro para nós, cidadãos usuários do serviço.

Vou dar um exemplo particular da importância do software: Minha mãe sempre foi uma "analfabeta digital" não por ser ignorante ou algo assim, mas por simplesmente nunca dar atenção a este tipo de coisa. Agora já fazem 2 anos que possui celular e para minha grata surpresa ela se comunica bem mais com suas amigas e parentes, está mais inteirada sobre assuntos do cotidiano... E tenho de admitir que foi graças ao aplicativo que ela hoje faz parte da grande rede, Agora eu pergunto, tal aplicativo deve ser alvo de censura? Hoje são 48 horas, mas e amanhã? Penso que este é um enorme retrocesso na liberdade digital das pessoas, e é por isso que não podemos deixar um absurdo desses passar em branco.

Por fim, se é pra bloquear um aplicativo que bloqueie todos, vai lá SR. Jurista, tem um milhão de aplicativos VOIP na Google Play, já que está com todo o tempo do mundo não é mesmo?


1 comentários:


Emoticon Emoticon