Ideologia de Esquerda x Direita no Brasil



Não quero com este post afirmar que este ou aquele partido é melhor ou pior que outro. Muito pelo contrário, a intenção aqui é criticar os paladinos de facebook, aquelas pessoas que quase se matam nos comentários para defender a ideologia de seus amados partidos. Desde a última eleição tenho notado uma crescente falta de aceitação de idéias opostas, ou seja, cada vez mais ofensas são comuns na minha timeline. Obviamente eu não concordo com diversas colocações de pessoas que eu conheço no Facebook, mas se eu entrar no post e dar minha opinião contrária, sabe o que vai acontecer? A pessoa vai ficar ainda mais firme na posição dela porque é o ego dela perante aos outros que está em jogo. Desde a internet 1.0 logo percebi que redes sociais AQUI NO BRASIL não são o lugar ideal para a discussão construtiva sobre política, quando não aparecem trolls querendo tirar piada em cima de tudo quanto é assunto aparecem pessoas sem a mínima noção do que estão falando se acharem o máximo.



Nesta brilhante aula do professor Clóvis de Barros  Filho ele destaca a "desideologização" dos partidos desde a década de 90, onde o regime binário anterior foi extinto. Mas o que isso tem a ver com o que disse no primeiro parágrafo? Tudo. Tudo pois se determinado partido está mais ou menos inclinado a apoiar o governo atualmente é porque existe um certo grau de favorecimento entre eles. Vide o exemplo do PMDB, o partido de Frank Underwoods do Brasil, onde seus afiliados chegam à cadeiras importantes do poder graças a Lobby, troca de favores e ameaças. E isto aconteceu tanto no governo FHC("direita") quanto PT("esquerda"). Isto quer dizer que houve uma mudança de ideais por parte do partido durante esses anos? NÃO, o que houve foi um movimento de acordo com a maré, onde tem uma boquinha lá estará o partido para garantir a sua parte. Assim frequentemente assistimos inertes à absurdos "ideológicos" como:

*Partido dos trabalhadores aumentando o mínimo necessário para aposentadoria.
*Partido verde aceitando um código florestal absurdo.
*Partido cristão a favor de pena de morte.
*Partido democrático censurando vídeos no YouTube.

Contraditório, não? Agora caro leitor, gostaria que você na próxima vez pensasse duas vezes antes de entrar em discussões de Facebook que não levam a nada. Vá ler um livro ou assistir gente mais inteligente para você evoluir politicamente.




5 comentários

FHC é direita? realmente isto é um lixo.

FHC adotou posturas neoliberais em seu mandato, logo não é errado chamá-lo de direita. Aliás, boa tática da direita atual brasileira: admitiram que FHC foi ruim, mas em vez de assumirem mandaram para o outro lado.

FHC não é nenhym extremista, adotou alguns projetos liberais, o que não faz dele um homem de direita, pois todo mundo sabe que ele tem uma tendencia a centro-esquerda.

FHC aprovou alguns projetos liberais em seu mandado sim , mas ele é bem voltado a centro-esquerda


Emoticon Emoticon