Konami Autoritária



Na última VGA(Video Game Awards), evento que faz uma homenagem e premiação aos melhores títulos da indústria de jogos digitais segundo seus próprios critérios ocorreu um fato um tanto desagradável e que traz à tona um lado podre deste setor. O premiado e idolatrado por muitos Hideo Kojima, criador da série Metal Gear seria um dos nomes a subir e compartilhar com o público no local os louros do excelente Phantom Pain. SERIA, pois a Konami, empresa ao qual ele é funcionário em um ato autoritário simplesmente baniu ele do evento, ameaçando-o de todas as formas jurídicas possíveis caso ele se fizesse presente.

Notícias estranhas envolvendo a empresa e Hideo têm sido veiculadas ultimamente, como por exemplo uma possível briga para que ele saísse da empresa. Ou que ele estaria muito insatisfeito com algumas políticas de game design impostas pela Konami. Fato é que nada, mas nada mesmo justifica o veto da pessoa no evento, o dinheiro, o merchandising, os direitos são todos da empresa, mas a mente que idealizou e tornou a série Metal Gear tão boa é o Kojima, e isso ninguém pode tirar dele. E nada mais justo para um artista que ver seu trabalho recompensado. Essa atitude da Konami é a mesma de várias empresas onde vêem seus funcionários como um ativo qualquer, assim como um pc, uma empressora, uma janela...

Penso que tudo isso se deve ao fato do seu contrato com a empresa estar possivelmente próximo ao fim(Sim, para ele a série Metal Gear acabou neste episódio 5). Assim das duas uma:

*A Konami não quer possíveis declarações polêmicas envolvendo sua marca por parte do funcionário.
*A Konami está fazendo uma retaliação  por este não querer renovar.

Mas o pior de tudo desta história é ver a possibilidade do Silent Hills morrer de vez. Eu estava muito animado com a possibilidade do dream team Guilhermo del Toro, Hideo e Norman Reedus envolvidos em uma das minhas franquias preferidas. Mesmo com impasses, caso a Konami se esforçasse e batesse o pé por uma ponto criativo em comum entre os 3, esse jogo ainda sim poderia ser retomado. Mas as atitudes da empresa só mostram o contrário,  uma pena. Desejo que o Hideo possa ir para um ambiente mais livre, onde tenho certeza que usará sua genialidade para novas histórias envolventes e que possa receber o prêmio ao vivo junto com o público que o ama em alguma VGA dos  próximos anos!


Emoticon Emoticon