Baixaki, Superdownload e Afins


Qual o limite para você tentar monetizar o teu produto? Se tua resposta for "nenhum", bem vindo aos sites de download de utilidades atualmente.

Sempre ando com saudade de certas coisas da internet antiga, onde assistíamos um episódio de samurai x de 15Mb baixado do durie download do servidor de email de alguém lá na europa(geralmente bélgica). Nesta época quando eu precisava de um software, ou pelo menos a indicação de algum, não pestanejava ao ir direto nestes sites(google não existia).

Em computação existe um lema ao qual muitos desenvolvedores se apegam: "o usuário adora se sentir no controle do software", o que é bem verdade não é mesmo? Ou você adora quando sua tela começa a travar e seu computador reiniciar de forma repentina? Pois bem, não é isso que pensam o pessoal que antes prestava um bom serviço em concentrar todos os softwares de utilidade em um só site. Confesso que recentemente entrei em um destes sites para instalar um software ao qual eu poderia facilmente adquirir diretamente do site dos desenvolvedores, mas preferi o Baixaki por puro saudosismo. Que arrependimento.

Juro a vocês que cliquei "não" em cada fucking check box, mas mesmo assim lá estava minha linda extensão de browser depois da conclusão. E para remover não foi uma tarefa trivial, pois tive de encerrar um processo no gerenciador de tarefas que apontava para a extensão, assim então pude dar shift delete no arquivo oculto e aí sim remover das extensões do meu navegador.

É possível monetizar sem deixar o usuário com nojo do seu site/programa/jogo? Sim claro, eu tenho vários jogos no celular onde a propaganda aparece apenas quando você pausa o jogo por exemplo. Outra brilhante solução é a opção de pular aquele ads, onde você faz seu merchandising e mantem o usuário no controle, como eu disse no 3º parágrafo. Mas o que ocorre nestes instaladores do Baixaki, SD e afins é o pior dos piores. A pior forma de tratar o usuário é ferir a sensação dele de estar no controle, pois ao clicar "não" ele pensou estar, mas foi traído em sua decisão. PIOR QUE INSTALAR SEM PERGUNTAR, É INSTALAR DE QUALQUER FORMA APÓS PERGUNTAR.

Por estas e outras que deixo meu adeus para estes sites. Permaneçam na minha memória feliz de quando a internet era povoada por nerds que tinham suas próprias GEOCITIES.


3 comentários

Hoje para poder baixar desses sites é necessário ser especialista.

Cara, hoje eu sinto a mesma coisa que você, saudades...

Sim, é tão triste ver os diversos fóruns que eu participava ativamente morrerem aos poucos. Hoje em dia está tudo concentrado em poucas redes sociais. Triste.


Emoticon Emoticon